Baixa de Atividades – Autônomos

Instrução atualizada em: 24/06/2024

ATENÇÃO: Leia as instruções abaixo para ter acesso a maiores informações e acesso a outros formulários para preenchimento

Acessar o serviço Expandir todos

Encerramento de atividades de profissional autônomo no município.

Processo Digital

Tributos Municipais
  • Formulário de inscrição e alteração cadastral, assinado digitalmente.
  • Documentos pessoais (RG e CPF ou CNH).
  • No caso de baixa retroativa, documentos que comprovem o motivo da baixa:
    • Comprovante de aposentadoria ou;
    • Certidão de óbito ou;
    • Cópia das páginas da carteira de trabalho que comprove vínculo empregatício ou;
    • Contrato social da empresa (caso tenha constituído uma empresa).

Como faço o pedido?

O pedido deve ser feito através do sistema de Protocolo Online, conforme Manual de Criação de Protocolos e o acompanhamento do processo deve ser feito conforme Manual de Consulta a Protocolos.

Previsão de análise em 15 dias úteis.

Após emitida a baixa são cobrados:

  • Taxa de Certidão de Baixa – 50% da UPFMD;
  • Caso haja dívidas relativas à ISS, os débitos relativos à ISS.
  • Caso o pedido seja feito mais de 30 dias após o encerramento de atividades – Multa – Art.69 XVI do Código Tributário Municipal – 40 UFIR.

Gerência de Acompanhamento e Fiscalização Tributária – Centro de Atendimento ao Cidadão – Avenida Getúlio Vargas, 121, Centro.

3229-6530.