Instrução atualizada em: 21/04/2025
ATENÇÃO: Leia as instruções abaixo para ter acesso a maiores informações e acesso a outros formulários para preenchimento
Procedimento para solicitação de revisão e/ou alteração cadastral de imóvel junto ao setor de Cadastro Imobiliário através de autodeclaração pelo contribuinte.
Processo Digital.
• I - cópia de documento oficial de identificação com foto e CPF (RG, CIN, CNH ou similar);
• II - matrícula atualizada, com data de expedição não superior a 90 dias, a contar da abertura do protocolo;
• III - documento idôneo que demonstre a legitimidade da posse, quando o documento de que trata o inciso II apontar título de propriedade em favor de terceiro;
• IV - relatório fotográfico do terreno/edificação, que corrobore com o lançamento/atualização/revisão apresentada, com no mínimo 8 fotos em caso de edificação, sendo 2 contendo imagem da fachada do imóvel, em ângulos diferentes, 3 fotos da parte interna, focando teto, paredes e piso, e 3 fotos do quintal e/ou área externa;
• V - autodeclaração devidamente preenchida e assinada e/ou declaração firmada por profissional legalmente habilitado, contendo ART/RRT/TRT, conforme modelos disponíveis no site oficial da Prefeitura Municipal de Divinópolis;
• VI - quando for o caso, convenção de condomínio, ou quadro de áreas que especifique frações ideais de terreno e área construída de cada unidade.
Como faço o pedido?
O pedido deve ser feito através do sistema de Protocolo Online, conforme Manual de Criação de Protocolos e o acompanhamento do processo deve ser feito conforme Manual de Consulta a Protocolos.
• Análise dados cadastrais do imóvel – Gerência de Cadastro Imobiliário – Centro Administrativo – Av. Paraná, 2601, Sala 204.
• Gerência de Cadastro Imobiliária – (37) 3229-8170.